Filosofia Clínica e Pragmatismo

pragma

Leia mais:Filosofia Clínica e Pragmatismo

Filosofia e Educação

cartaz fil educ

Leia mais:Filosofia e Educação

Panorama da História da Filosofia

Curso semestral presencial

cartaz hist mod2 a4

Leia mais:Panorama da História da Filosofia

Formação em Filosofia Clínica

Formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar

Turmas em 2019

Início das aulas em março

Informações sobre formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar

O curso de formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar, na cidade de São Paulo, é oferecido pelo Instituto Interseção e coordenado por Monica Aiub. O processo de formação é dividido em duas etapas, sendo composto pelo Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica e Curso Avançado de Formação em Filosofia Clínica.

O Curso Básico é destinado à formação geral em Filosofia Clínica, habilitando à pesquisa na área. Para cursá-lo é necessário ser graduado em curso superior. O Curso Avançado consiste na segunda etapa da formação, com habilitação à Clínica. São requisitos para o Curso Avançado: possuir graduação em Filosofia, ter cursado e sido aprovado no Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica, ter cumprido as etapas necessárias da clínica didática.

É importante destacar que há várias atividades denominadas Filosofia Clínica no Brasil, cada qual com características próprias. A característica principal do trabalho no Instituto interseção é situar-se no campo filosófico e, portanto, compreender a Filosofia Clínica como o exercício do filosofar.

O certificado do curso é assinado pelo Instituto Interseção, e o caráter do curso é de formação, objetivando a atividade em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar.

 

Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar

 

Público Alvo: O curso destina-se a graduados em curso superior, interessados em refletir acerca de questões que envolvem o ser humano em seus modos de ser, pensar, agir e relacionar-se. Profissionais das áreas de saúde, educação, comunicação e outras que atuam diretamente com seres humanos, podem encontrar nesta área um excelente instrumento para auxiliar seus trabalhos e pesquisas.

Objetivo: Aquisição dos fundamentos da Filosofia Clínica, visando a preparação para a pesquisa na área, e de instrumentos para o conhecimento e diagnose das questões humanas em diferentes áreas de atuação. Para os graduados em filosofia, preparação e requisito para o curso avançado – no qual ocorrerá a formação para o exercício da clínica.

Requisitos para matrícula: Ser graduado em curso superior e ser aprovado no processo seletivo.

Ementa: O curso apresentará o instrumental da Filosofia Clínica como exercício do filosofar relacionando-o à sua gênese e aplicabilidade ao cotidiano. Seu principal enfoque é disponibilizar o conhecimento produzido na Filosofia para lidar com as questões cotidianas, desenvolvendo uma atividade de ajuda ao outro através do exercício do filosofar.

Leia mais:Formação em Filosofia Clínica