O papel da filosofia no cotidiano escolar

Curso

cartaz cot educ

O papel da filosofia no cotidiano escolar

Professora Dra. Monica Aiub

Local: Instituto Interseção - Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 - Santa Cecília - São Paulo - SP

Quintas, das 18 às 19h30min

De 10 a 31 de maio

Para inscrição – clique aqui

A filosofia, desde suas origens, destina-se a refletir sobre as questões da vida. Todo o conhecimento, produzido no decorrer da História da Filosofia, nos oferece um rico instrumental para lidar com as questões cotidianas. Diante das questões existenciais, das constantes inquietações, dos problemas que se avolumam e se agravam com o desenvolvimento tecnológico, a filosofia reassume seu papel original: refletir sobre as questões que a realidade nos apresenta, oferecendo-nos valiosos conhecimentos para lidarmos com elas.

Profissionais da educação lidam, diariamente, com questões existenciais, sejam elas suas, dos estudantes ou dos demais profissionais com os quais trabalham. Indisciplina, dificuldades no processo de aprendizagem, dificuldades no convívio, projetos pautados em teorias distantes da realidade escolar, cobrança de resultados que desconsideram os contextos, são alguns dos entraves do cotidiano educacional.

Além disso, precisam conhecer os educandos e suas necessidades, precisam conhecer muito bem os conteúdos e métodos de suas disciplinas e, ainda, desenvolver trabalhos interdisciplinares, relacionando os saberes de sua área às questões cotidianas. Considerando, ainda, o papel social dos profissionais da educação, o cotidiano escolar acaba por se tornar desgastante.

Cientes destes contextos, propomos o curso de extensão O papel da filosofia no cotidiano escolar, com o objetivo de apresentar as contribuições da filosofia para que possamos lidar com as questões cotidianas que surgem em nossas escolas e salas de aula.

O curso destina-se a profissionais da educação, estudantes, pais e demais interessados na temática. Não há requisitos para participar.

Carga horária:6 horas.

Programa:

1. O que é filosofia e qual o seu papel no cotidiano escolar?

2. Por que estudar filosofia?

3. A filosofia e os contextos educacionais.

4. Questões educacionais e existenciais abordadas a partir da filosofia.

Investimento: 180 reais

Para inscrição – clique aqui