Filosofia clínica e transtornos mentais

Curso

transtorno

Filosofia Clínica e Transtornos Mentais

Professora Dra. Monica Aiub

Sábado, dia 26 de maio

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Instituto Interseção

Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 – Higienópolis – São Paulo – SP

Para inscrição – clique aqui

Muitos são os partilhantes que chegam ao consultório de filosofia clínica com diagnósticos de transtornos mentais. O filósofo clínico, em sua formação, aprende a identificar sinais e sintomas de tais transtornos, com o objetivo de observar seus limites de atuação e encaminhar o caso a um médico, para diagnóstico e tratamento, quando necessário.

Contudo, a abordagem da filosofia clínica a tais transtornos – uma vez que não trabalha com os conceitos de normalidade e patologia, tipologia, doença e cura, não possui teorias prévias – é diferente da abordagem médica, o que possibilita um tratamento em parceria com os médicos, com ênfase nas questões existenciais advindas dos transtornos, seus diagnósticos e tratamentos.

O curso Filosofia Clínica e Transtornos Mentais traçará um paralelo entre algumas leituras da medicina e da filosofia sobre os transtornos mentais, propiciando aos participantes algumas reflexões sobre a natureza e as múltiplas formas de tratamento para alguns dos diferentes transtornos.

Público alvo: Filósofos clínicos, profissionais da área da saúde e da educação, pessoas diagnosticadas com transtornos mentais e/ou seus familiares, demais interessados na temática.

Requisitos para cursar: Não há.

Carga horária: 6 horas.

Programa:

 1. Como são feitos os diagnósticos em clínica médica? Questões epistemológicas.

 2. O conceito de normalidade em psicopatologia e em filosofia clínica.

 3. Síndromes psiquiátricas e o olhar da filosofia clínica.

  • Depressão
  • Transtorno Afetivo Bipolar
  • Esquizofrenia

Investimento: R$ 180,00

 Ficha de inscrição