Filosofia e Educação

cartaz fil educ

 

Filosofia e Educação

Práticas pedagógicas e suas bases filosóficas e políticas

Início 16 de agosto

agosto a dezembro de 2018 - Quintas, das 18 às 19h30 horas

Professora Dra. Monica Aiub

Local: Instituto Interseção

Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 – São Paulo – SP

Inscrições: Clique aqui

 Um breve contato com o cotidiano educacional, seja no papel de educador(a) ou de estudante, permite a observação de diferentes práticas pedagógicas, muitas vezes numa mesma instituição de ensino. É comum nos sentirmos mais confortáveis com determinadas práticas, menos com outras; defendermos algumas posturas e repelirmos outras. O que há por trás das escolhas pedagógicas? Quando um professor opta por uma tendência pedagógica, que visão de mundo ele apresenta aos estudantes? Quando um estudante reivindica determinada pedagogia, que tipo de sociedade e que forma de viver ele assume para si como a melhor? Quando escolhemos uma escola para nossos filhos, que tipo de mundo estamos apresentando a eles? Quando assumimos determinadas posturas diante da educação de nossos filhos, o que pretendemos lhes ensinar?

Raramente pensamos nisso! Não há uma formação para pais ou para estudantes que os auxilie a escolher as opções mais adequadas ao que buscam para suas vidas e para a sociedade. Na formação dos educadores, poucos são os estudos e pesquisas sobre o tema. Contudo, sabemos que a forma como educamos nossos filhos e estudantes traz fortes implicações em quem eles se tornarão e no tipo de sociedade que construirão; da mesma maneira que, no papel de estudantes, o que recebemos e assimilamos, se não houver uma postura crítica, nos constituirá, trazendo como implicações nossos limites e possibilidades. Ainda assim, muitas vezes apenas replicamos as posturas cotidianas do senso comum, sem uma reflexão crítica sobre nossas ações.

 O curso Filosofia e Educação: Práticas pedagógicas e suas bases filosóficas e políticas pretende analisar diferentes práticas pedagógicas a partir das bases filosóficas e da visão de mundo que as sustentam, considerando as implicações de cada escolha.

Para tal, analisaremos as práticas pedagógicas vivenciadas pelos participantes em seus diferentes papéis (estudante, professor, pai, filho etc.), assim como as principais tendências pedagógicas da educação brasileira, observando, principalmente, as bases filosóficas e políticas de cada uma delas.

Os temas serão apresentados a partir de leituras de texto, aulas dialogadas e atividades práticas – tais como preparação de aula, resolução de situações problemáticas do contexto escolar ou construção de projeto pedagógico.

O curso destina-se a professores, estudantes, pais, filhos e demais interessados nas questões da educação. Não há requisitos para participar.

Programa e Cronograma

Agosto

16 – Filosofia e Educação: aproximações iniciais

23 – Leitura: Filosofia: Do senso comum à consciência filosófica – Dermeval Saviani

30 – Relações entre educação e sociedade: tendências filosóficas de interpretação

Setembro

06 – Leitura: Escola e Democracia – Dermeval Saviani

13 – Leitura: Tendências pedagógicas da prática escolar – José Carlos Libâneo

20 – Leitura: Pedagogias do século XIX – Jaume Carbonell

27 – Pedagogia liberal tradicional: Educação clássico-humanista

Outubro

04 – Pedagogia liberal renovada progressivista: Montessori, Dewey, Lauro de Oliveira Lima

11 – Pedagogia liberal renovada não-diretiva: Rogers, Neill

18 – Pedagogia liberal tecnicista: Skinner, Bloom

Novembro

01 – Pedagogia progressista libertadora: Paulo Freire

08 – Pedagogia progressista libertária: Freinet

22 – Pedagogia progressista “crítico-social dos conteúdos”: Makarenko, Snyders, Saviani

29 – Pedagogias do século XIX 

Dezembro

6 – Métodos de apropriação e investigação da realidade e princípios da prática pedagógica

Investimento: 1000 reais à vista (para pagamento até 10 de agosto) ou 5 parcelas de 220 reais.

Para inscrições: clique aqui

Para mais informações, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.