Curso de Formação em Filosofia Clínica

cartaz formacao

Curso de Formação em Filosofia Clínica como

o exercício do filosofar

Início em março de 2018

O curso de Formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar, oferecido pelo Instituto Interseção e coordenado pela professora Monica Aiub, é aberto para graduados em quaisquer áreas e habilita à pesquisa. Nele são estudados métodos filosóficos e sua aplicação a questões cotidianas; os primeiros eixos do instrumental da filosofia clínica (Exames Categoriais e Estrutura de Pensamento); semiologia psiquiátrica (sinais e sintomas de casos que necessitem de acompanhamento médico); introdução aos submodos (procedimentos clínicos) e ao planejamento clínico; introdução à Filosofia da Mente; trabalho com grupos (em especial a aplicação da filosofia clínica à Educação); metodologia da pesquisa filosófica.

A proposta metodológica consiste em leituras de textos da filosofia (Wittgenstein, Schopenhauer, Aristóteles, Descartes, Kant, Merleau-Ponty, Gadamer, Buber, Ryle, entre outros) [clique aqui para ver as ementas das disciplinas] observando como os métodos filosóficos construídos no decorrer da história da humanidade podem ser utilizados para nos auxiliar com as questões cotidianas. As aulas são dialogadas e os participantes são convidados a refletir sobre as questões em suas próprias vivências.

Durante o curso, o estudante escolhe um tema, dentro do instrumental da filosofia clínica, para pesquisar e desenvolver um trabalho monográfico orientado.

São 18 meses de curso, com aulas em um final de semana ao mês (sábado e domingo das 9 às 16 horas), após os quais, cumpridas as exigências de frequência e pesquisa, o estudante será certificado como pesquisador, podendo utilizar o instrumental em suas área de atuação.

Para os graduados em filosofia, há a possibilidade de dar continuidade aos estudos, buscando a habilitação à clínica, no Curso Avançado de Formação em Filosofia Clínica.

A próxima turma do Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica começará em março de 2018. As inscrições para o processo seletivo estão abertas. Para a inscrição, é preciso enviar o currículo e uma carta expondo os motivos pelos quais deseja cursar Filosofia Clínica para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Além da análise do currículo e da carta, o processo seletivo inclui uma entrevista com a coordenadora do curso.

Para mais informações, clique aqui ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue para (11) 97045-3499.