Matriz curricular do Curso Básico de Filosofia Clínica

Matriz curricular do Curso Básico de Formação em Filosofia Clínica como o exercício do filosofar

001 – 12 horas

Introdução à Filosofia Clínica I

Ementa: Neste módulo será apresentado o instrumental da filosofia clínica considerando um atendimento da primeira consulta até o término do processo. O histórico da filosofia clínica, assim como os conceitos: filosofia, saúde, normalidade, clínica e cuidado serão trabalhados.

Bibliografia Básica:

AIUB. M. Como ler a filosofia clínica. São Paulo: Paulus. 2010.

AIUB, M. Para Entender Filosofia Clínica. Rio de Janeiro: WAK, 2008.

CARVALHO, J.M.; PACKTER, L.; RASTROJO, J. B. Introdução à Filosofia Clínica e Filosofia Aplicada. São Paulo: FiloCzar, 2014.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2000.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

002 – 12 horas

Questões de linguagem

Ementa: O conceito de jogo de linguagem apresentado e desenvolvido por Wittgenstein e filósofos da escola de Oxford será estudado e aplicado às questões cotidianas, especialmente à clínica filosófica.

Bibliografia Básica:

SEARLE, J. Expressão e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.

003 – 12 horas

Historicidade

Ementa: Os conceitos de historicidade e hermenêutica em clínica serão abordados, com ênfase em sua fundamentação teórico metodológica, assim como sobre seus aspectos práticos. Os conceitos de representação, agendamento, interseção, assim como a distinção entre os métodos explicativo, compreensivo e interpretativo serão abordados.

Bibliografia Básica:

MACHADO DE ASSIS. O Alienista. São Paulo: FiloCzar, 2017.

CORETH, E. Questões Fundamentais de Hermenêutica. São Paulo: EPU, 1973.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação. São Paulo: UNESP, 2005.

004 – 12 horas

Exames Categoriais

Ementa: Discutido o problema das Categorias de Aristóteles à Filosofia Analítica, serão apresentadas as categorias em filosofia clínica: assunto, circunstância, tempo, lugar e relação. Casos clínicos serão examinados a fim de identificar as categorias.

Bibliografia Básica:

ARISTÓTELES. Organon. São Paulo: Edipro, 2009.

RYLE. G. Dilemas. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

005 – 96 horas

Estrutura de Pensamento – Tópicos 1 a 30

Ementa: Partindo do conceito de Estrutura de Pensamento, serão examinados os tópicos: Como o mundo parece; O que acha de si mesmo; Sensorial & Abstrato; Emoções; Pré-Juízos; A seguir, a partir do estudo da Lógica e da Filosofia da Linguagem, será desenvolvido o estudo da linguagem do partilhante, a fim de propiciar instrumentos para a pesquisa de significados dos termos. Os tópicos: Termos Agendados no Intelecto; Termos Universal, Particular, Singular; Termos Unívocos e Equívocos; Discurso Completo e Incompleto; Estruturação de Raciocínio; Busca; Paixões Dominantes e Comportamento e Função, Espacialidade, Semiose, Significado; Armadilha Conceitual; Axiologia; Tópico de Singularidade Existencial; Epistemologia, Expressividade, Papel Existencial, Ação, Hipótese, Experimentação; Princípios de Verdade; Análise da Estrutura; Interseções de Estruturas de Pensamento; Matemática Simbólica e Autogenia.

Bibliografia Básica:

ARISTÓTELES. Organon. Bauru: Edipro, 2010.

AIUB, M. Sensorial e Abstrato: como avaliá-lo em Filosofia Clínica. São Paulo: APAFIC; 2000.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002.

BUBER, M. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2008.

COSTA, C. M. Filosofia Clínica, Epistemologia e Lógica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

GADAMER, H. Verdade e Método. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 2008.

KANT, E. Crítica da Razão Pura.. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

PACKTER, L. Semiose: aspectos traduzíveis em clínica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

006 – 24 horas

Submodos Informais I

Ementa: Conceito de Submodos; apresentação dos procedimentos clínicos – submodos 1 a 32.

Bibliografia Básica:

CARVALHO, J. M. Diálogos em Filosofia Clínica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

007 – 24 horas

Planejamento Clínico

Prática clínica I – Estudo de Caso

Ementa: Estudo de caso clínico para identificação de Categorias, Tópicos e Submodos Informais.

Prática clínica II – Estudo de Caso

Ementa: Estudo de caso clínico para montagem de Autogenia

Prática clínica III – Planejamento Clínico

Ementa: Estudo de caso clínico para planejamento.

Bibliografia Básica:

Apostila Estudo de Casos

008 – 36 horas

Caderno Médico I – Introdução à Neurociência

Caderno Médico II – Neurofisiologia e Farmacologia

Caderno Médico III – Semiologia Psiquiátrica

Ementa: Estudo da semiologia psiquiátrica a fim de propiciar elementos para identificação de casos onde o encaminhamento ao médico é necessário. Noções de neurofisiologia, farmacologia e tratamentos psiquiátricos.

Bibliografia Básica:

AIUB, M. Conceitos que sentem, afetos que pensam. Rio de Janeiro, WAK, 2013.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GRENFIELD, S. O cérebro humano: uma visita guiada. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

FOUCAULT. M. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

HORGAN, J. A mente desconhecida. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

IVRY , R. B.; MANGUN, G.R. ; GAZZANIGA, M. Neurociência Cognitiva: A biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios? São Paulo: Atheneu, 2010.

ZIEGELMANN , L. Psiquiatria social contemporânea. Petrópolis, Vozes, 2005.

009 – 12 horas

Ética Profissional

Ementa: Estudo do documento Código de Ética do Núcleo Paulista de Filosofia Clínica; Estudo de questões éticas na clínica filosófica.

010 – 24 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Ementa: Serão apresentados instrumentos para elaboração de pesquisa. Metodologia Científica e Filosófica.

Bibliografia Básica: .

ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2010.

IDE, P. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

011 - 12 horas

Filosofia clínica aplicada a grupos

Ementa: Estudo da aplicação da metodologia da Filosofia Clínica para trabalho com grupos em contextos: terapêutico, hospitalar, educacional, empresarial, social.

Bibliografia Básica:

AIUB, M. Filosofia Clínica e Educação. Rio de Janeiro: WAK, 2005.

AIUB, M; COSTA, C. M. Reflexões Epistemológicas: Diálogos sobre filosofia clínica e educação. São Paulo: FiloCzar, 2016.

CARVALHO, J. M. Diálogos em Filosofia Clínica: São Paulo FiloCzar, 2013.

SUCUPIRA, S. Crico, o ratinho pensador. São Paulo: FiloCzar, 2013.

ZIEGELMANN , L. Psiquiatria social contemporânea. Petrópolis, Vozes, 2005.

012 - 12 horas

Introdução à Filosofia da Mente

Ementa: Apresentação do problema mente-cérebro desde sua formulação com Descartes e o dualismo de substâncias. Abordará as principais teorias da mente dos séculos XX e XXI, com ênfase para as questões da subjetividade, intencionalidade, consciência e causação mental.

Bibliografia Básica:

AIUB, M. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de Janeiro: WAK, 2009.

AIUB, M; BROENS, M; GONZALEZ, M.E. Q. (Orgs.) Filosofia da mente, ciências cognitivas e o pós-humano: para onde vamos? São Paulo: FiloCzar, 2015.

DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: WMF, 2005..

TEIXEIRA, J. F. Como ler a filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2008.

TEIXEIRA, J. F. Mente, Cérebro e Cognição. Petrópolis: Vozes, 2000.

013 - 12 horas

Filosofia da Neurociência

Ementa: Discutindo o impacto da neurociência na sociedade contemporânea, a disciplina apresentará as distinções entre neurofilosofia e filosofia da neurociência, abordando questões éticas e epistemológicas das pesquisas sobre o cérebro e suas influências sobre as questões existenciais.

Bibliografia Básica:

AIUB, M.; BROENS, M.; GONZALEZ, M. E. Q. (orgs). Filosofia da mente, ciência cognitiva e o pós-humano: para onde vamos? São Paulo: FiloCzar, 2015.

AIUB, M. Peirce e a neurociência do século XXI: Reflexões sobre filosofia e medicina. São Paulo: FiloCzar, 2016.

BENNETT , M. R. ; HACKER , P.M.S. Fundamentos filosóficos da neurociência. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

LERHER, J. Proust foi um neurocientista. São Paulo: Best Seller, 2010.

TEIXEIRA, J. F. Filosofia do cérebro. São Paulo: Paulus, 2012.

TEIXEIRA J. F. O cérebro e o robô. São Paulo: Paulus, 2015.

014 - 12 horas

Lógica

Ementa: Estudo da composição e validação dos argumentos a partir da lógica clássica. Serão apresentadas e aplicadas as regras do silogismo, assim como os métodos de validação destes.

Bibliografia Básica:

ARISTÓTELES. Organon. São Paulo: Edipro, 2009.

BASTOS, C.; KELLER, V. Aprendendo Lógica. Petrópolis: Vozes, 2004.

HOTTOIS, G. Pensar a lógica. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

MORTARI, C. Introdução à Lógica. São Paulo: UNESP, 2001.

VELASCO, P. Educando para a argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

015 - 12 horas

Epistemologia

Ementa: Estudo dos métodos e critérios para a pesquisa científica no século XXI, com base na construção de uma epistemologia da neurociência.

Bibliografia Básica:

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002.

BENNETT, M.; HACKER, P. Fundamentos filosóficos da neurociência. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

CANGUILHEM, G. Estudos de história e de filosofia das ciências. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2011.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

 

016 - 12 horas

Filosofia da Linguagem

Ementa: Estudo da linguagem e dos processos de significação na perspectiva analítica.

Bibliografia Básica:

COSTA, C. Filosofia da Linguagem.Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

FREGE, G. Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: EDUSP, 2009.

RUSSELL, B. Lógica e Conhecimento (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1974.

SEARLE, J. Expressão e Significado. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1974.

017 - 12 horas

Semiótica

Ementa: Estudo da teoria dos signos e suas aplicações para a compreensão do real e para os processos de comunicação.

Bibliografia Básica:

IBRI, I. A. Kosmos Noetos. São Paulo: Perspectiva, 1992.

NOTH, W. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2003.

NOTH, W. A semiótica no século XX. São Paulo: Annablume, 1996.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2005.

SANTAELLA, L. A teoria geral dos signos. São Paulo: Cengage Learning, 2000.

SANTAELLA, L.; NOTH, W. Introdução à Semiótica. São Paulo: Paulus, 2017.

018 - 24 horas

História da Filosofia

Ementa: Será apresentado um panorama da História da Filosofia, a fim de propiciar a gênese e contextualização das principais correntes filosóficas da contemporaneidade.

Bibliografia Básica:

GOMPERZ, Theodor. Os pensadores da Grécia: História da Filosofia Antiga. 3 vols. São Paulo: Ícone, 2011.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 1990.

RUSSELL, Bertrand. História da Filosofia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1984.

____. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2008.

019 - Monografia

Ementa: O aluno deverá elaborar e apresentar monografia sobre tema em Filosofia Clínica, de acordo com os instrumentos e normas de pesquisa trabalhados no módulo Metodologia da Pesquisa Científica.