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Filosofia Clinica e Educação

Filosofia Clinica e Educação

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Considerando a necessidade atual do educador adaptar seu trabalho aos anseios e condições dos educandos; a inoperância de teorias criadas sem embasamento no contexto de cada realidade; o cansaço e a inutilidade dos discursos prontos, vindos de realidades distintas, e inaplicáveis às realidades locais, propomos a construção de um projeto voltado para as necessidades de cada realidade educacional e, principalmente, construído através de dados coletados nas mesmas.

 
Cordenadores: César Mendes da Costa e Mônica Aiub
Integrantes:
Carlos Copelli Neto
Janice Caovila
Márcia Avelino
José Ricardo Soares Reis
Sueli Vaz Calvet de Magalhães
 
Artigos:

Filosofia Clínica ajuda a Educar

Filosofia Clínica e Educação

Filosofia Clínica e Educação: Encontro com Bachelard

O educador e o autoconhecimento

Pensando a Educação: Diálogos

Toques de Filosofia na Sala de Aula

 

 

Projeto Jovens Pesquisadores: Que projeto de país queremos.
 
Para ver a descrição do Projeto, clique aqui.
 
 
Informações e inscrições: institutointersecao@gmail.com
Última atualização em Dom, 11 de Agosto de 2013 21:11
 


Formação em Filosofia Clínica - Início em março de 2019

Cursos de Curta Duração 2018 - em breve

 

Cursos de Extensão Semestrais Presenciais

Panorama da História da Filosofia Contemporânea. Quintas, das 20 às 22 horas

 

Atividades gratuitas

Grupo de estudos Filosofia Clínica e Educação - dia 23 de fevereiro, das 16h30 às 18h30 - Instituto Interseção.

Grupo de estudos sobre Corpo, Gênero e Clínica - dia 02 de fevereiro, das 16h30 às 18h30 - Instituto Interseção.

Cursos realizados
Filosofia Clínica e Educação

Introdução à Filosofia Clínica como exercício do filosofar

Filosofia Clínica como o exercício do filosofar

Reflexões sobre filosofia e medicina - Contribuições de Charles Sanders Peirce para a questão dos diagnósticos em clínica médica

Foucault e a filosofia clínica: a questão da verdade - Profa. Dra. Monica Aiub

Ortega y Gasset e o nosso tempo - Prof. Dr. José Maurício de Carvalho
Palestra de lançamento do livro Ortega y Gasset e o nosso tempo

Palestra de lançamento do livro Minorias: da Sociedade de consumo à sociedade do convívio

Transtornos mentais e filosofia clínica
Intencionalidade: uma abordagem a partir do Naturalismo Biológico de John Searle  

Introdução à Filosofia da Mente
Por que utilizamos metáforas e como as significamos? Um estudo sobre o texto Expressão e Significado de John Searle
Filosofia Clínica e Educação
A intuição em Bergson 

A lógica dos diagramas e o pensamento diagramático
 Vivências em Filosofia Clínica
 Deleuze, filosofia e arte: Pensar e sentir a existência 

Causação mental: Corpo, pensamento e saúde


 Cursos realizados em 2015


Lógica Aristotélica: Um estudo sobre o texto Primeiros Analíticos

Nietzsche e a Filosofia Clínica: A questão dos valores
Nietzsche e a Filosofia Clínica: É possível tornar-se?
O problema mente-cérebro: diálogos entre Filosofia da Mente e Filosofia da Neurociência
Introdução às Teorias da Mente
Canguilhem e o conceito de normalidade: um estudo epistemológico
Filosofia da Mente e Semótica: o pós-humano em questão
Tomada de decisão: fundamentos em filosofia, psicologia e neurociência

Filosofia clínica e filosofia prática: aproximações e distinções
Filosofia Clínica para profissionais da saúde

Filosofia da Neurociência Filosofia da Mente  e Filosofia Clínica

Filosofia Clínica para professores
Introdução à Lógica

Conhecimento e autoconhecimento em Filosofia Clínica

Introdução à Filosofia

Mediação de Leitura

Neuroeducação